Zípora – Identificando problemas e agindo
- Danielli Cadore
- 5 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Pare de se esconder atrás do erro dos outros.
"Numa hospedaria ao longo do caminho, o Senhor foi ao encontro de Moisés e procurou matá-lo. Mas Zípora pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho e tocou os pés de Moisés. E disse: ‘Você é para mim um marido de sangue!’ Ela disse ‘marido de sangue’, referindo-se à circuncisão. Nessa ocasião o Senhor o deixou.” Êxodo 4.24-26
Zípora é conhecida por ter sido a esposa de Moisés, e podemos encontrar a sua história no livro de Êxodo. A Bíblia nos conta que Moisés fugiu do Egito após matar um egípcio e ser descoberto. Temendo a morte, Moisés foge para Midiã, onde encontra refúgio com Jetro, sacerdote midianita. Zípora aparece na história como uma das filhas de Jetro. Moisés e Zípora se casam e têm dois filhos, Gérson e Eliezer.
A história mais marcante de Zípora se encontra em Êxodo 4, quando a Bíblia nos conta que no retorno de Moisés ao Egito, juntamente com a sua família, o Senhor vai ao seu encontro com a intenção de matá-lo. Nesse momento, Zípora usa uma pedra afiada para circuncidar seu filho, o que fez com que o Senhor deixasse Moisés e não o matasse. Essa atitude nos ajuda a entender que o motivo do Senhor desejar matar Moisés era a sua falta em cumprir com o mandamento da circuncisão, que representava a marca da aliança do povo com Deus, isso foi identificado e solucionado por Zípora.
Os ensinamentos de Zípora
Identificar o problema
Quando estava com Moisés retornando ao Egito e o Senhor busca matá-lo, Zípora tem a capacidade de identificar qual era o pecado que estava despertando a ira de Deus: Seu marido não havia circuncidado seu filho como deveria ter feito. Ao identificar o problema, ela rapidamente age e faz aquilo que deveria ser feito, mesmo que essa função não fosse especificamente sua. Nesse momento, Zípora nos ensina a sermos rápidas na hora de identificar o problema, estarmos atentas às situações e a conhecer a vontade de Deus. Quanto mais conhecemos a Palavra, mais capacidade temos de identificar aquilo que está em desacordo com a vontade de Deus em nossa vida e mais aptas estamos a consertar a situação.
Fazer a vontade de Deus mesmo quando o cônjuge não faz
Moisés foi o homem mais importante do Antigo Testamento, mas neste momento ele não estava agindo de acordo com a ordem de Deus. A circuncisão era o símbolo da aliança, e seu filho deveria ter sido circuncidado. Ao identificar que esse era o problema, Zípora age e faz aquilo que deveria ser feito, e não usa o erro de seu marido como desculpa para se acomodar. Quando sabemos o que é certo, devemos fazê-lo, mesmo que o nosso cônjuge não o faça. Não caia no comodismo de dizer, por exemplo, que não ora com o seu marido por ele não tomar a iniciativa, chame-o você mesma! Não se esconda atrás do outro, responsabilize-se e faça aquilo que o Senhor te chama a fazer.
Vá até a raiz do problema
Eu conheço inúmeras pessoas que, ao se encontrarem em uma situação difícil, não vão até a raiz do problema, mas vão apenas tapando buracos, tentando arrumar o que está na superfície, mas a verdade é que um problema só pode ser resolvido ao se identificar a sua origem. O problema que Moisés estava enfrentando diante de Deus tinha origem na falta de circuncisão de seu filho, e foi exatamente resolver essa situação que cessou o problema. Quais são os seus problemas hoje? Quantos têm a sua origem em um pecado passado? Você está tentando tapar buracos ou de fato corrigir a raiz do problema?
Mesmo tendo uma participação “silenciosa”, nas poucas passagens em que aparece Zípora se mostra uma mulher sábia, que age em prol de sua família. Ela nos ensina muito sobre como devemos agir diante dos problemas e dificuldades.
Referências base:
BÍBLIA DE ESTUDO DA FÉ REFORMADA. Tradução de João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Editora Fiel, 2021.
WALTON, John. Comentário histórico e cultural da Bíblia: Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2018.
Comments